

A Sementes Oilema fez valer seu posicionamento estratégico, centrado no conceito de “novo campo” e realizou o tradicional Dia de Campo, no último sábado, 3 de fevereiro, na UBS da Oilema, em Placas, município de Barreiras (BA). No evento, além de apresentar novas cultivares de soja e híbridos de sorgos, nos plots experimentais, a empresa abordou inovação, eficiência, perenidade e sustentabilidade. A cada ano, o Dia de Campo abre calendário dos grandes encontros do agro da região do Matopiba, reunindo famílias, técnicos e empresários. Mais uma vez, o público surpreendeu, tanto pela quantidade quanto pela representatividade dos visitantes, dentro do setor produtivo.
“Apresentamos mais de 20 cultivares de soja, em demonstração, das quais, aproximadamente, dez estão em lançamento, para escolha pelos produtores, para o plantio na próxima safra. Foi um Dia de Campo surpreendente, benéfico para a empresa e altamente proveitoso para os visitantes. Certamente, é um convite para que as pessoas estejam presentes no próximo ano”, afirmou o CEO da empresa, Celito Missio. A nova edição já tem data definida: 8 de fevereiro de 2025.
No ano passado, a Oilema completou 25 anos, introduzindo seu novo posicionamento, que incorporou o conceito do “novo campo” em sua estratégia de negócios, que se baseia no compromisso de fazer parte da vida das pessoas, de maneira decisiva, atuando nos diversos segmentos da economia e da sociedade.
Os desafios desse novo campo foram alguns dos temas abordados durante o evento. “Apesar das dificuldades causadas pelas chuvas na implantação das áreas, as cultivares apresentadas foram excepcionais. Foi uma experiência enriquecedora e positiva para todos os envolvidos”, disse o gestor comercial da Sementes Oilema, Paulo Levinski.
A céu aberto
As palestras fomentaram debate e a difusão de conhecimento entre os presentes. O especialista Fábio Mizumoto (Markestrat) tratou da Sucessão e Perenidade no Agronegócio. O mestre em fertilidade de solo e nutrição de plantas, consultor em desenvolvimento de produtos, principalmente para empresas de defensivos e sementes, André Aguirre, discutiu sobre Sustentabilidade e Rentabilidade com a Segunda Safra.
Já o renomado professor Marcos Fava Neves (Markestrat/USP), que também integra o Conselho de Administração da Sementes Oilema, abordou o Mercado e Margens no Agro em sua participação. Segundo Fava Neves, “os produtores tiveram a oportunidade de absorver uma riqueza de conhecimento, em apenas algumas horas, transformando o evento em uma verdadeira universidade a céu aberto”. Ele acrescenta ainda que, desde informações sobre sementes até técnicas de manejo agrícola, produtividade, sucessão familiar e gestão de fazendas, os participantes foram imersos em uma variedade de temas essenciais. “Mesmo diante de um cenário econômico desafiador, o ambiente foi extremamente positivo e inspirador”, considera.
Diferenciais
O nível de controle de qualidade apresentado no Dia de Campo foi um dos diferenciais. “Este ano, as sementes que utilizamos, bem como as usadas por alguns clientes da Círculo Verde, tiveram um desempenho excepcional. Em um ano desafiador como este, com altas temperaturas e chuvas escassas, especialmente na região do Matopiba, é crucial ter um desempenho consistente em todos os campos de semeadura”, afirmou o produtor e engenheiro agrônomo Celito Breda.
A dinâmica do circuito, organização e escolha dos temas do encontro conquistaram o público. “O número de pessoas presentes, para prestigiar um evento focado em entregar conhecimento, é impressionante, especialmente nos dias de hoje, em que isso se torna cada vez mais raro. Esse é o diferencial do Dia de Campo e reflete muito sobre a reputação e confiança que a empresa tem no mercado”, destacou o gerente regional de vendas da Bayer, Alex Soratto.
A objetividade na transmissão das informações, durante a apresentação das cultivares de soja, em destaque, na safra atual – assim como das opções promissoras para as próximas temporadas – chamou a atenção do consultor técnico Pedro Matana. Ele elogiou a dinâmica criada pela empresa, que abordou de forma harmoniosa temas de interesse imediato, como cultivares de soja e sorgo, juntamente de técnicas agronômicas, além de aspectos voltados para a organização e estruturação das propriedades e negócios do setor, como a sucessão familiar. “Em ambos os momentos, os participantes mantiveram sua atenção e interesse”, disse.
Uma das experiências mais marcantes para o produtor rural Ariel Zancanaro Zanella foi a palestra sobre o mercado e margens no agro. “O Dia de Campo da Oilema é o único evento que reservo com antecedência no calendário, pois sei que terei a oportunidade de encontrar uma ampla variedade de produtores rurais, consultores e técnicos agrônomos. O que mais me impressiona é a troca de informação extremamente enriquecedora”, afirmou.
Apoiam o Dia de Campo da Oilema:
BASF, Golden Harvest, Intacta Xtend2, Syngenta/ Seedcare, Agrosul, Brasmax, HO Genética, TMG, Monsoy, Corteva/ Soja Enlist e Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto.
Sobre a Oilema
Fundada em 1998, na Bahia, a Sementes Oilema é sinônimo de qualidade e inovação na produção e comercialização de sementes de soja e sorgo. O empreendimento une a expertise de dois tradicionais grupos agrícolas do cerrado baiano, o Condomínio Irmãos Gatto e o Condomínio Agrícola Santa Carmen, ao que há de mais atual em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Ao longo dos seus 25 anos, completados em 2023, a Oilema contribuiu, decisivamente, para redefinir o mercado de sementes de soja no Brasil, através da garantia de germinação mínima de 95% e da comercialização do produto por unidade de semente, ao invés de peso. Além disso, agregou novas tecnologias aos seus processos, produtos e no atendimento ao produtor. Atualmente, já está presente em cerca de 2,5% de toda a área plantada com a oleaginosa no país, e, sem deixar de ser uma empresa de agricultores, assumiu como missão ser a “semente para o novo campo”, um compromisso com as agendas de um mundo em constante transformações, que demanda a produção de alimentos produzidos com qualidade e sustentabilidade.
06.02.2024
Imprensa Oilema
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019