Oilema apoiou projeto educacional de valorização da memória e da história de Luís Eduardo Magalhães

Graças a uma iniciativa apoiada pela Sementes Oilema, os alunos do 1º até o 5º ano, do Ensino Fundamental I, da Escola Amélio Gatto, puderam mergulhar na história e na memória do município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O projeto educacional teve duração de três meses e foi além das temáticas discutidas em sala de aula, para conhecer, de perto, ruas, praças, instituições municipais, empresas privadas, e lugares importantes para a cultura local, numa abordagem multidisciplinar, que incluiu aprendizagens sobre história, geografia, artes, matemática, ciências naturais, educação física dentre outras.

O nome da escola é, também, o do patriarca da família Gatto, Amélio, que foi lembrado nas apresentações de conclusão da primeira edição do projeto, em julho, com premiação para os melhores trabalhos dos estudantes.

Fundada há apenas 24 anos, Luís Eduardo Magalhães se tornou rapidamente uma “agrometrópole”. É um dos municípios que mais crescem no Brasil, e está entre os de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  Ele é o resultado da migração de brasileiros, principalmente sulistas, que ali chegaram com o sonho de prosperar com o trabalho na agricultura. Segundo a direção da escola, a razão da iniciativa foi ressaltar para as crianças as referências históricas do lugar onde vivem, facilitar o entendimento das decisões e ações do passado, que refletem no presente e no futuro do município, além de favorecer o reconhecimento das culturas que estão estabelecidas no local, como parte da formação de sua própria identidade.

“Estávamos precisando de um projeto como esse, que mostrasse não só a beleza de nosso município, mas, sobretudo, que ensinasse as crianças a valorizar e respeitar a cultura local, que faz parte da formação da identidade deles”, afirma a diretora Joiuma Brandão, idealizadora do projeto.

Durante as etapas de realização, as crianças visitaram, além dos pontos representativos da cidade, o estande da Oilema, na Bahia Farm Show, hoje uma das mais importantes feiras de tecnologia agrícolas e negócios do país. Em sua visita à escola, a sócia e conselheira da empresa, Carminha Gatto Missio, falou sobre a Oilema e contou a trajetória da migração de Amélio Gatto, homenageado na iniciativa e pai de Carminha, cujo nome, de trás para frente, batiza a companhia.

“Nosso pai foi, sem dúvida, um personagem importante da nossa cidade, e, na nossa família, a decisão de migrar foi baseada nos experimentos dele, ainda lá em Espumoso, no Rio Grande do Sul, com sementes de soja e terra levada daqui da região, em pequenos caixotes, para se convencer de que a cultura de clima temperado iria se desenvolver bem nos solos áridos e clima escaldante do Oeste da Bahia. Foi extremamente emocionante ver como todos os alunos assimilaram a história e como os professores desenvolveram o projeto.  Uma grande homenagem a todos nós, da Família Gatto”, conta Carminha Missio.

O compromisso com a educação, importante valor da empresa, segundo Carminha, “É algo que nosso patriarca sempre carregou no sangue e que foi transmitido de geração em geração. Como empresa, transmitir esses valores e a importância do conhecimento às crianças e jovens, é um legado inestimável”, afirmou.

A premiação dos trabalhos foi direcionada aos melhores, tanto para os alunos quanto para os professores. Os prêmios para os três primeiros colocados foram, nesta ordem, notebook, celular e vale compras no valor de 500 reais. Já as turmas vencedoras ganharam visita à UBS da Oilema, dia de cinema e dia de sorvete. “Foi comovente ver que tinham crianças que nunca haviam entrado em um cinema, virarem para mim e dizerem: Tia, esse é o melhor dia da minha vida”, lembra a diretora.

14.08.2024

Imprensa Oilema

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Simone Seara – Jornalista Assistente

(71) 99197-9756

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?